Ajude o seu filho a ler melhor e mais depressa com estas dicas
O regresso às aulas é um dos momentos mais aguardados pelas crianças, mas também dos que mais stress pode provocar. E a capacidade de leitura e interpretação pode ficar afetada.
© iStock
Lifestyle Aulas
Nos primeiros anos de escola, a leitura em voz alta é um dos momentos mais temidos pelas crianças, especialmente entre aquelas que não se sentem confortáveis com a sua capacidade de leitura.
Estimular a confiança é importante, mas mais do que isso é necessário treinar a leitura e ensinar aos mais novos alguns truques que permitem ler bem e mais depressa sem que a qualidade da compreensão do texto fique comprometida.
Segundo o site motto, da revista Time, os pais devem acompanhar os filhos nos treinos de leitura e assegurar que existe o mínimo de movimento por parte dos olhos, pois só assim a criança é capaz de concentrar as atenções nas palavras que está a ler. Usar o dedo é uma das técnicas mais comuns, mas deve ser apenas um recurso inicial, devendo os pais ensinar os filhos que cada linha de leitura requer apenas entre um a dois movimentos dos olhos, e não os oito a dez comuns entre as crianças.
O movimento dos olhos pode ser treinado com alguns exercícios, como estes. Contudo, os pais devem sempre incentivar a leitura ao máximo, de forma a que seja um hábito rotineiro e que deixe de ser um ‘bicho-papão’.
De acordo com a publicação, um outro truque eficaz para ajudar os mais novos a lerem melhor e mais depressa é a eliminação da voz interior que acompanha a leitura. Quando uma pessoa está a ler ou a escrever, ouve uma voz interna que relata o que está a ser escrito ou lido. Para um adulto, esta situação é normal e nada interfere com o que está a fazer, mas para uma criança pode ser confuso e interferir com a qualidade da leitura.
Ler em voz alta e acelerando gradualmente a forma como são ditas as palavras ajuda a não ouvir tal voz e a treinar a velocidade de leitura.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com