Sabe mesmo ver se tem um peso saudável?
Se pensa que o cálculo do índice de massa corporal (IMC) é a única ou melhor forma de saber se está com o peso adequado, está redondamente enganado.
© iStock
Lifestyle Dicas
Para se saber se se tem ou não o peso saudável não basta apenas olhar para os números da balança, nem tão pouco fazer aqueles cálculos online do índice de massa corporal (IMC). Embora ambos sejam bons indicadores do peso de uma pessoa, estão longe de revelar se este é ou não o mais adequado e se a saúde está salvaguardada.
Como conta o Buena Vida do El País, existem quatro formas eficazes de saber se se tem ou não um peso saudável. Uma dessas formas diz respeito à cintura e requer a avaliação do índice de forma corporal, um cálculo que mede a forma do corpo através da circunferência da cintura, ajustada à altura e ao peso.
Este cálculo permite saber se a pessoa tem ou não muita gordura visceral, aquela que se acumula à volta dos órgãos e que coloca a saúde seriamente em risco.
Uma outra forma de saber se o peso que aparece na balança é saudável ou não é através do pulso cardíaco, que deve estar entre os 60 e os 100 batimentos por minuto, embora este valor possa ser abalado por fatores como a idade, o género ou a própria composição corporal. Quando o ritmo cardíaco é elevado, tal pode indicar um maior esforço por parte do coração, muito por culpa de uma possível vida sedentária.
Com a ajuda de um nutricionista ou médico especializado, é ainda importante avaliar o total de gordura corporal, que inclui um cálculo matemático da massa muscular e da massa gorda.
Por fim, mas não menos eficaz, está a avaliação da taxa metabólica basal, um indicador que revela a quantidade mínima de calorias necessárias para que o organismo continue a trabalhar corretamente e sem colocar a saúde em risco. Este cálculo, um dos mais completos, inclui o peso, a altura, o sexo, a idade e nível de atividade física, não se focando apenas nos números da balança.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com