Como 'sobreviver' às maiores tentações
Resistir a determinados alimentos é uma tarefa quase impossível, mas a ciência revela como é possível dizer ‘não’.
© iStock
Lifestyle Dieta
O segredo de uma dieta para perder peso está na capacidade de dizer ‘não’. A resistência a determinados alimentos pode ter um efeito altamente positivo num regime alimentar, mas a verdade é que nem sempre é fácil negar um ou outro docinho.
Existem alimentos que são verdadeiras tentações, mas nem isso faz deles donos e senhores da vontade de comer. A ciência ouviu as preces de muitas pessoas e conseguiu encontrar as melhores formas de resistir às principais tentações. Prontos para começar?
Chocolate
Conta o site da revista Prevention que o chocolate é a tentação número um a nível mundial e que o seu consumo está fortemente associado a determinados momentos da vida, como a menstruação, as tristezas, a infância, etc. É possível resistir? Sim.
Segundo Vicki Retelny, autora do livro ‘Total Body Diet for Dummies’, o segredo está em trocar os chocolates tradicionais pelas versões com mais de 70% de cacau. Não, não pode comer a tablete de uma só vez, o segredo está em mimar-se diariamente com um quadradinho de chocolate negro. O sabor a chocolate vai travar a gula e a saúde ainda ganha com esta escolha.
Bolachas
Abrir um pacote de bolachas e comer apenas uma é impossível, não vale a pena negar. A melhor solução seria não comer de todo, mas não é isso que está em causa. O importante, diz a autora, é controlar e escolher bem, por isso, nada como fazer as próprias bolachas em casa com ingredientes mais saudáveis em tamanhos mais pequenos.
Churrascos
Típicos do verão e vistos como uma opção saudável, os churrascos podem ser um verdadeiro pecado para a deita, não só pelo tipo de confeção em si (que faz mal à saúde e pode mesmo provocar cancro), mas também pelo simples facto de serem acompanhados por molhos, batatas fritas e bebidas alcoólicas ou açucaradas.
Aqui não importa resistir à tentação em si, ou seja, ao churrasco. O que as pessoas devem realmente fazer é escolher melhor as carnes (optar pelas magras), introduzir mais legumes e vegetais e optar por comer em pratos mais pequenos.
Batatas fritas
Tal como acontece com as bolachas, é quase impossível abrir um pacote de batatas fritas e comer apenas uma. Contudo, aqui o segredo não passa apenas por fazer em casa – chips no forno, por exemplo – mas sim por ter a consciência dos danos que este tipo de petiscos trazem para a saúde.
Comer com consciência é o passo a dar, diz o site, salientando que até uma pequena porção de batatas fritas ou snacks salgados pode ser altamente penoso para a saúde.
Bacon
Mais comum nos Estados Unidos do que por cá, o bacon é uma verdadeira tentação para os amantes de carne. Em causa, está em grande parte o odor que este alimento deixa no ar e que facilmente pode ser substituído pela confeção de ovos com paprika, diz a especialista. Optar por fumados de carne de aves é também uma opção, contudo, para quem não resiste mesmo ao bacon, o melhor é cortar nas quantidades e usar este alimento de origem animal apenas para topping. Fazer uns ovos mexidos e colocar por cima apenas meia fatia de bacon cortada às tiras finas é uma opção.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com