Saiba quando a diarreia é motivo de preocupação
Alterações na rotina intestinal podem merecer a sua atenção e até a atenção de um médico.
© iStock
Lifestyle Carreira
Larry Good, gastroenterologista, destaca que toda a gente defeca e que cada um defeca ou tem fezes diferentes.
À revista Prevention conta que algumas pessoas tendem a ter fezes aquosas e que isso pode não ter qualquer problema. Então quando é que a diarreia deve ser motivo de preocupação?
O especialista destaca que a chave é prestar atenção ao que é normal para si. Ou seja, deve estar atento à sua rotina intestinal para poder notar se há algo de diferente e se essa diferença for muito grande, repentina e duradoura, deve falar com o seu médico de família.
Se de repente começa a ter diarreia – quando as suas fezes sempre foram sólidas – e esta não passa em poucos dias é tempo de falar com o seu médico.
O instituto nacional norte-americano da Diabetes e das Doenças Digestivas e Renais sugere que os adultos que têm diarreia mais de dois dias seguidos devem procurar ajuda médica. E se tiver febre ou notar sangue ou pus nas fezes quererá contactar um médico ainda mais cedo.
No que toca às causas, a diarreia pode dever-se a uma infeção viral ou bacteriana, a uma intolerância ou alergia alimentar que desenvolveu recentemente, a uma condição crónica chamada síndrome do intestino irritável ou pode ser um efeito secundário de uma medicação que esteja a tomar.
Mas se os problemas intestinais forem acompanhados por outros sintomas como perda de peso, anemia ou dor forte, pode ser algo grave, como cancro do cólon.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com