Seja em casa ou no trabalho, o mais provável é que já tenha várias pessoas doentes com gripe ou constipação à sua volta.
Os vírus espalham-se muito rápido pelos espaços comuns, mas não tem de deixar a sua saúde ao acaso. A revista Self revela seis coisas que pode fazer para se conseguir – ou pelo menos tentar – manter saudável mesmo quando quase toda a gente à sua volta está doente:
1. Lave as mãos mais vezes e melhor. Lavar as mãos com mais frequência e demorar mais a fazê-lo é a melhor forma de evitar o contágio. Recorde a forma correta de lavar as mãos para evitar o contágio.
2. Evite tocar no rosto. Tocar no rosto, especialmente nos olhos, no nariz e na boca, depois de tere estado com as mãos em áreas contaminadas com germes e vírus é meio caminho andado para ficar doente. Evite as zonas de entrada dos vírus evitando tocar no rosto.
3. Limpe a superfície do seu local de trabalho. Desinfetar o computador e a secretária reduz as probabilidades de ser exposto a vírus. Faça-o duas vezes ao dia durante a ‘estação da gripe’.
4. Vacine-se. Só ajuda em caso de gripe, não em casos de constipação ou outros vírus, mas já é uma boa ajuda, por isso não deixe de se vacinar contra a gripe.
5. Durma mais. Ter um sistema imunitário saudável é a melhor forma de garantir que o seu corpo consegue combater germes e vírus invasores e seguir um estilo de vida saudável, que inclui, claro, dormir bem e o suficiente, é a melhor forma de o garantir.
6. Recorde-se que ter hábitos saudáveis é a melhor forma de garantir um corpo e uma vida saudável. Fazer uma alimentação saudável e equilibrada, exercitar-se regularmente, dormir bem, ter tempo para relaxar são tudo coisas que têm um impacto positivo no seu sistema imunitário e que, portanto, podem garantir que se mantém saudável mesmo quando os que estão a sua volta são apanhados pela gripe ou pela constipação.