Nove sinais subtis de que trabalha com um psicopata
Esteja atento à forma como as pessoas comunicam e descubra se têm traços de psicopatia.
© iStock
Lifestyle Personalidade
Há muito que os cientistas sabem que os cérebros dos psicopatas são diferentes dos das outras pessoas. Mas não é preciso fazer uma ressonância magnética para perceber se a pessoa ao seu lado pode ser psicopata.
Como reporta o site Inc, um estudo analisou várias investigações sobre a psicopatia e identificou nove padrões de comunicação específicos que os psicopatas usam e que o podem ajudar a perceber se no seu trabalho há algum:
1. Falam sempre no passado. Enquanto outras pessoas dizem “penso que é uma boa ideia”, um psicopata diz “pensei que era uma boa ideia”. Os investigadores suspeitam que isto acontece porque os psicopatas estão desconectados do seu comportamento e do seu ambiente.
2. A sua linguagem corporal é convincente. Os psicopatas mentem para parecer bem mas como a sua linguagem corporal é convincente e um elemento de distração as pessoas geralmente não reparam que lhe estão a mentir.
3. Falta uma dimensão emocional na sua linguagem. Para os psicopatas dizer “Amo-te” ou “Desculpa” não provoca mais emoção do que “Por favor, passa-me o leite”. A sua expressão facial não coincide com as palavras que dizem.
4. São charmosos a falar. Os investigadores descobriram que os psicopatas falam mais e usam mais palavras emocionais na tentativa de ganhar atenção e admiração. São ótimos a dizer a coisa certa na altura certa.
5. Falam devagar e calmamente. Falam de forma muito controlada, por um lado porque não sentem qualquer emoção relativamente ao que estão a dizer, por outro porque isto os ajuda a controlar as interações pessoais.
6. Falam da vida numa perspetiva causa-efeito. Em vez de mostrarem remorsos ou sentimento de culpa, os psicopatas arranjam formas de justificar as suas ações.
7. Focam a atenção nas suas necessidades básicas. Em vez de falarem de necessidades espirituais ou emocionais ou nas necessidades das outras pessoas, os psicopatas tendem a falar das suas necessidades básicas, como comida ou abrigo.
8. Usam palavras e sons como ‘bengala’ na comunicação com mais frequência. Psicopatas usam barulhos como ‘uhhh’ ou ‘hummm’ ou palavras como ‘pois’, ‘portanto’ para parecerem ‘sãos’.
9. São ótimos contadores de histórias. O psicopatas contam histórias riquíssimas sobre si próprios, ora como vítimas, mas especialmente como heróis, tudo pelo desejo de ganhar confiança e manipular os seus ouvintes.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com