Design em serviços de louça homenageia cultura marítima de Ílhavo
Um grupo de estudantes da Universidade de Aveiro produziu um conjunto de serviços de mesa, com motivos da epopeia do bacalhau, para homenagear a cultura marítima de Ílhavo, divulgou hoje fonte académica.
© iStock
Lifestyle Criação
"Ílhavo memórias e identidade, recordar uma cultura" é o conjunto de peças produzido por estudantes do segundo ano da licenciatura em Design da Universidade de Aveiro, que vai estar em exposição no Departamento de Comunicação e Arte.
Ao todo são sete peças ilustradas em serviços de mesa que resultam do encontro entre antigos marinheiros ilhavenses e os estudantes.
É o resultado de um projeto que "pretende dar voz aos pescadores, interpretando as suas memórias pessoais e prestando homenagem às suas tradições e bravura", refere uma nota de imprensa da Universidade.
A exposição propõe recordar a cultura marítima de Ílhavo, a partir dos seus homens do mar, reinterpretando, através do desenho, a memória de histórias e realidades vividas, na primeira pessoa, nessa epopeia milenar.
Alguns dos homens que os estudantes auscultaram fazem parte da última geração de pescadores à linha que remavam, solitários, nas pequenas embarcações, os dóris, lançadas dos lugres bacalhoeiros no Atlântico Norte, para pescar o bacalhau que era servido à mesa de todos os portugueses.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com