Bebe sempre o mesmo tipo de café, mas de vez em quando não lhe sabe igual? A culpa pode ser do tamanho da sua chávena.
Um novo estudo, que vai ser publicado em março na revista Food Quality and Preference, diz que o tamanho e a grossura das chávenas afeta a nossa perceção do sabor do café.
O estudo baseia-se no questionário feito por 300 participantes da China, da Colômbia e do Reino Unido, a quem foi pedido que classificassem vários cafés em termos de aroma, sabor amargo, intensidade, temperatura, nível de cafeína e doçura.
Também lhe foi perguntado o valor que estariam dispostos a pagar pelo café – com base no tamanho e no formato da chávena.
Segundo reporta o Metro britânico, os participantes dos três países esperavam que o café servido em chávenas mais pequenas e estreitas fosse mais amargo, aromático e intenso.
Já os cafés servidos em chávenas com um diâmetro maior eram considerados mais doces. E era por este tamanho que os participantes do Reino Unido e da Colômbia estavam dispostas a pagar mais. Os participantes chineses estavam dispostos a pagar o mesmo preço pelo café independentemente do tamanho da chávena.
O estudo conclui que os donos de cafés, baristas e produtores de loiça devem considerar cautelosamente o diâmetro e o peso das chávenas que usam/produzem, se quiserem manipular as expectativas que as pessoas têm e a sua perceção do sabor do café.