Guia para petiscar de uma forma mais saudável e consciente
É no petiscar que está o ganho… desde que seja feito de forma saudável, consciente e moderada.
© iStock
Lifestyle Dicas
Fazer algumas merendas ao longo do dia, especialmente a meio da manhã e a meio da tarde, não só ajuda a ter mais saúde, como é uma das formas mais eficazes de evitar o ganho de peso.
A Universidade de Harvard defende o hábito de petiscar, desde que sejam feitas as escolhas mais acertadas e tal não implique abdicar de outras refeições. Como lhe mostrámos aqui, optar por grãos integrais ou começar a comer frutos secos são alguns dos conselhos dados e que vão de encontro com as recomendações do nutricionista Alexander Tulleken, que salienta a importância de banir todo e qualquer alimento processado. Sabia que mais de metade do que comemos não é comida verdadeira?
Mas petiscar é muito mais do que escolher os alimentos corretos - e que permitem, por exemplo, acelerar o metabolismo ou perder peso. É um hábito de deve tornar-se rotineiro e que deve, acima de tudo, testar a imaginação das pessoas, fazendo com que procurem snacks saudáveis e diferentes todos os dias.
Segundo o site Eat This, Not That!, em parceria com a Atkins, um dos segredos de petiscar bem diz respeito à capacidade de encontrar alimentos que atuem como o açúcar, ou seja, que satisfaçam a gula e garantam alguma energia. Aqui, podem-se incluir panquecas de aveia e mel, bolas energéticas feitas com manteiga de amendoim e proteína de cânhamo ou fruta ‘temperada’ com canela.
Para quem não tem muito tempo para cozinhar snacks, um dos aspetos que deve ter sempre em conta é a lista dos ingredientes dos alimentos que compra no supermercado, sendo fundamental aprender a ler rótulos. Alguns ingredientes estão escondidos, outros aparecem de forma descarada e devem ser evitados ao máximo.
Existem ainda os superalimentos que podem fazer toda a diferença e que é importante conhecer.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com