Alimentos que melhoram a saúde digestiva
É na boa digestão que a saúde começa. Vamos tratar da sua?
© iStock
Lifestyle Cuidados
O processo digestivo é aquele que faz com que os alimentos orgânicos se convertam em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis, de forma a que os nutrientes sejam armazenados no organismo e a saúde em geral beneficie deles.
De uma forma muito simples, podemos dizer que tudo começa com a mastigação dos alimentos até que se transformem em bolo alimentar, que chega ao estômago através do esófago. No estômago, o bolo alimentar é afetado pelo suco gástrico, dando-se origem ao quimo, que chega ao intestino delgado sob a forma de quilo e após receber os sucos intestinais e pancreáticos e sofrer a ação de enzimas. O processo termina quando o quilo chega ao intestino grosso e são defecados os restos não aproveitáveis.
Uma vez que passa por uma série de órgãos e que implica um esforço por parte do organismo, a digestão é um dos aspetos mais importantes do corpo humano, interferindo diretamente com a saúde e bem-estar geral. Azia, afrontamentos, dor abdominais, náuseas e vómitos são alguns dos sinais mais comuns da má digestão, que está ainda à mercê da capacidade do próprio organismo digerir determinados alimentos, como é o caso dos alergénios. A má digestão compromete o uso de nutrientes, o que, por si só, é já penoso para a saúde.
A escolha acertada dos alimentos facilita o processo digestivo, uma vez que não provoca nenhum estado de choque e permite que todos os nutrientes importantes sejam fácil e convenientemente absorvidos.
Como conta o site Mind Body Green, existem alimentos que se assumem como verdadeiros amigos da digestão – e, claro, da saúde, uma vez que possuem um vasto leque de nutrientes facilmente captados pelo organismo. É o caso dos grãos integrais, que são ricos em fibra e reforçam o microbioma. Também pela elevada quantidade de fibra, as sementes de chia são outro alimento a incluir na alimentação diária, devendo-se, porém, ter o cuidado de as hidratar antes de consumir.
Por conter propriedades anti-inflamatórias, o açafrão é também um aliado da digestão, podendo o seu poder ficar ainda mais intenso quando consumido juntamente com pimenta preta.
O alho, o gengibre e os vegetais crucíferos (brócolos, couve-de-bruxelas, couve-flor) são outros exemplos de alimentos importantes para o processo digestivo, se bem que estes alimentos devem ser consumidos depois de cozinhados a vapor por pouco tempo ou salteados em azeite.
Mas não é apenas a alimentação que cuida da saúde digestiva, conheça outras formas de cuidar da sua.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com