Às vezes é preciso parar para respirar, seja no sentido literal ou figurado da situação. É preciso abrandar e aprender a controlar o stress, que teima em apoderar-se de dia para dia e sempre de forma mais intensa e cada vez menos pertinente.
É mais do que sabido que o stress tem um impacto nocivo tanto na saúde física e mental e que pode estar na origem de algumas das condições mais comuns dos dias de hoje, como a obesidade e depressão.
Dar ouvidos ao corpo é fundamental e, para tal, nada melhor do que compreender o significado de que cada um dos sinais que dá. Se a causa do seu stress é o trabalho, veja aqui as melhores formas de acalmar.
Embora seja fundamental parar para respirar, é preciso saber fazê-lo e é isso mesmo que a revista Cosmopolitan ensina. Apesar de tendermos a curvar o tronco para trás ao inspirar, este deve ficar ereto mas de forma a que se crie uma ligeira curva no fundo das costas. A barriga deve manter-se tal como está, não sendo necessário encolhê-la quando se inspira.
Mas, como é que podemos usar mesmo a respiração como técnica para acalmar? De três formas diferentes, diz a revista. Quando objetivo é baixar os níveis de raiva, o melhor é mesmo recorrer à velha técnica de contar até dez, de preferência sentado, de olhos fechados e após um suspiro profundo.
Já quando se pretende acalmar aquele stress do frenesim diário, nada como a técnica do 4-7-8, que se baseia em pressionar a língua contra a parte detrás dos dentes, fechar a boca e inspirar pelo nariz durante quatro segundos, depois segura-se a respiração enquanto se conta até sete e, por fim, solta-se todo o ar enquanto de conta até oito. Diz a revista que este truque deve ser repetido três vezes e que não há mal algum e fazer sons estranhos com a boca quando se expira todo o ar.
Para acalmar os nervos, a publicação sugere o método 4-8. Primeiro, volta-se a colocar a língua contra a parte detrás dos dentes e conta-se até quatro, depois deita-se o ar lentamente enquanto se conta até oito. Repetir também três vezes.
Se a respiração não for suficiente, tente uma destas opções.