Cinco mitos e verdades sobre a colonoscopia
Este procedimento é a principal ferramenta de diagnóstico de cancro do cólon e reto.
© DR
Lifestyle Carreira
A Sociedade Americana de Cancro constatou um crescimento da incidência do cancro colorretal entre os jovens adultos e de meia-idade: a cada dez pacientes diagnosticados, três têm menos de 55 anos.
A principal forma de detetar a doença é através da colonoscopia, procedimento que também ajuda na identificação de pólipos, inflamações, úlceras e outras alterações no intestino.
Apesar da sua importância, ainda há muitas ideias erradas sobre este exame.
De forma a corrigir este cenário, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) evidencia os principais pontos que geram confusão nos pacientes que recebem a indicação para fazer este procedimento e destaca os principais mitos e verdades sobre a colonoscopia:
O exame dói - Depende. O paciente pode ser sedado e, assim, não sente nada durante o procedimento. Todavia, ainda é possível fazer o exame sem anestesia e a preparação pode ser desconfortável,devido à necessidade da utilização de medicamentos laxantes que esvaziam o intestino grosso e permitem o estudo do cólon.
As lesões no intestino podem evoluir para cancro - Verdade. Alguns tipos de pólipos podem evoluir para cancro. Há um risco maior nos pólipos adenomatosos que apresentam mais de um centímetro de diâmetro. Pólipos hiperplásicos em geral não representam risco de se tornar malignos.
A colonoscopia anual é indicada a todos os pacientes - Mito. Existem algumas situações em que a colonoscopia é indicada para diagnóstico, mas isso não significa que deva ser feita anualmente: pessoas com mais de 50 anos; com algum familiar de 1° grau diagnosticado com cancro no intestino; com de sangramento intestinal; anomalias diagnosticadas por outros exames de imagem; e esclarecimentos de anemia. A frequência depende dos sintomas e do que for encontrado, variando em cada caso.
Há efeito colaterais ou desconforto após o exame - Verdade. Devido à sedação, o paciente pode sentir sonolência após o exame. Também pode ocorrer desconforto abdominal, devido aos gases inseridos no intestino para melhorar a visibilidade durante o procedimento. Podem ocorrer sangramentos quando há necessidade de biópsia ou remoção de pólipos. Essas manifestações desaparecem após algumas horas - caso contrário, procure o seu médico.
É possível retirar tumores neste exame - Verdade. Pequenos tumores e pólipos (grupos de células que se formam na mucosa do reto) podem ser removidos. Na maioria dos casos isto é feito durante a colonoscopia, com um pequeno laço preso ao aparelho que corta o pólipo pela base.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com