Seja por culpa de um alimento ou de um outro agente alergénico (como o pólen, os ácaros, a humidade, o pó, etc.), as reações alérgicas tendem a ser imediatas e, por vezes, até intensas.
Embora os sintomas de alergia possam ser prolongados, especialmente na primavera, e até confundidos com outras condições, como acontece com as constipações ou problemas dermatológicos, existem sinais claros de que se está perante uma reação alérgica.
Esses sinais, diz a revista Health, devem ser compreendidos e decifrados pelas pessoas de forma a conseguir atuar pronta e corretamente e evitar complicações mais graves. A comichão repentina é um dos sintomas comuns da produção de histamina (libertada quando o organismo entra em contacto com algo que lhe é estranho e causa desconforto). Esta comichão pode dar origem a um eczema ou fazer-se acompanhar de erupções cutâneas, comuns quando se é alérgico a bijuteria, por exemplo.
De acordo com a informação disponibilizada pela revista no seu site, outros sinais claros de reação alérgica são a produção de lágrimas e ardor nos olhos, os espirros repentinos e o pingo no nariz e ainda comichão no lábios, língua e garganta (reações comuns em alergias a alimentos e/ou medicamentos).
Quando ocorre de forma repentina, também a falta de ar é um sinal de alerta e de que se está na presença de um agente que causa alergia, assim como a tosse, que pode ocorrer no momento do contacto ou como resposta continuada (como resposta, por exemplo, à ação do pólen em pessoas com asma).
O inchaço é também comum quando alguém entra em contacto com um agente que causa alergia, podendo ocorrer em qualquer zona do corpo, sendo comum afetar a face, a barriga ou as mãos. Quando o inchaço afeta a zona do pescoço, travando a respiração normal, deve-se ligar de imediato para as urgência, sob a pena de se dar um episódio de asfixia.
Já as náuseas ou vómitos e ainda a diarreia podem ser uma consequência secundária de uma reação alérgica, a não ser que ocorram depois de se ter ingerido algum tipo de alimento que não é suportado pelo organismo.
Embora seja menos comum, um outro sinal de alergia é o choque anafilático (ou anafilaxia), a forma de reação mais agressiva, causa dificuldades respiratórias, perda da consciência e que pode mesmo ser fatal.
Clique aqui e fique a conhecer os sinais de uma possível alergia alimentar.