Fazer a combinação certa de determinados alimentos é a melhor forma de melhorar o sabor e textura de uma refeição, mas também o método mais eficaz de conseguir o máximo de nutrientes possível.
Alguns alimentos são, por si só, aliados da boa saúde, mas outros precisam de um ‘empurrãozinho’ para serem verdadeiras ‘bombas’ nutritivas. E esse ‘empurrãozinho’ precisa apenas de uma combinação certeira.
Como conta o site da revista Cosmopolitan, combinar peru com batata-doce é uma das melhores formas de conseguir obter o melhor da vitamina A, uma vez que a sua absorção depende muito do zinco (presente no peru).
As saladas são vistas como uma refeição saudável, mas a verdade é que para tal precisam sempre de uma fonte de gordura, pois só assim os carotenóides são devidamente absorvidos pelo organismo. Na prática, deve temperar sempre a salada com azeite ou com uma pasta de abacate.
Embora pareça uma combinação pouco usual, morangos e espinafres podem ser o duo para uma total ingestão de ferro, uma vez que este mineral precisa de uma fonte de vitamina C para que o organismo o consiga absorver. Um batido de morangos com espinafres é uma boa opção, assim como combinar a ingestão de leguminosas com um sumo de laranja.
Comum nos snacks de quem gosta de treinar, o iogurte grego com banana é também uma das melhores combinações alimentares, pelo menos para a saúde óssea, uma vez que estes dois alimentos, quando ingeridos em conjunto, promovem uma maior absorção de cálcio. Também comum na alimentação dos desportistas, as papas de aveia com mirtilos assumem-se como uma das melhores fontes de vitamina C.
Para quem procura um ‘boost’ de antioxidantes, nada melhor do que chá verde com limão, diz a publicação, que revela ainda o poder da maçã com chocolate – que é nada mais, nada menos do que uma ‘bomba’ antioxidante aliada da boa saúde cardíaca.