Não é mito. Comer devagar ajuda mesmo a perder peso
Quando alguém dá início a um processo de emagrecimento, uma das recomendações mais comuns diz respeito à velocidade com que se ingerem os alimentos. É caso para dizer que menos é mais e a ciência explica porquê.
© iStock
Lifestyle Dieta
Mastigar os alimentos pausadamente e de forma consciente não só ajuda as pessoas a terem uma melhor noção daquilo que ingerem como promove ainda um maior gasto calórico e reforça a saúde digestiva.
Comer devagar é uma das recomendações mais recorrentes por parte dos médicos e nutricionistas e autora Mary Roach explica agora porquê.
No seu mais recente livro, citado pela Time, Roach recorre às recomendações de Horace Fletcher (nutricionista que, na década de 90, desafiou todas as pessoas a mastigarem centenas de vezes os alimentos) e explica que quanto mais mastigarmos um alimento mais nutrientes vamos conseguir absorver e, com isso, mais estimulamos o metabolismo e o organismo a funcionarem corretamente. Além disso, mastigar bem facilita ainda a saúde digestiva, uma vez que “o estômago não faz um trabalho lá muito bom ao desconstruir a comida e absorver os nutrientes”.
Mas a tese defendida por Mary Roach quanto ao maior gasto calórico tem, claro, fundamento científico, uma vez que foram já publicados vários estudos que indicam que mastigar bem os alimentos ajuda mesmo a perder uma média de 10 calorias por cada refeição de 300 calorias. Mas não só: o ato de mastigar promove ainda uma maior fluidez do fluxo sanguíneo durante o processo digestivo, algo que, dizem os autores de um estudo presente na Time, ajuda a queimar cerca de duas mil calorias por mês, valor que depende, claro, do metabolismo de cada pessoa e ainda do seu estilo de vida (se muito ou pouco ativo).
No caso das pessoas com obesidade, comer devagar pode não ser muito eficaz na perda de calorias por parte do metabolismo, mas um outro estudo indica que mastigar 40 vezes a cada ‘garfada’ faz com que as pessoas com excesso de peso comam em menores quantidades, o que, por si só, é já meio caminho andado para lutarem contra o excesso de peso.
Como salienta a Time, aliar a prática de mindfulness à mastigação lenta ajuda ainda a aumentar a sensação de saciedade, um outro aspeto fundamental para que se consiga perder peso. Como já lhe revelámos aqui, o mindfulness ajuda também a curar distúrbio de ingestão alimentar compulsivo.
Caso seja necessário uma 'ajuda extra', aposte no HAPIfork, o garfo que obriga a comer devagar.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com