Uma dúzia de razões para aplicar o mindfulness e ter uma vida saudável
Conheça os benefícios desta prática.
© DR
Lifestyle Saúde mental
O Mindfulness tem captado cada vez mais a atenção de pessoas em todo o mundo por exercitar a atenção plena.
Os benefícios da meditação anti-stress já são bem conhecidos e estudados há mais de uma década, afinal, a técnica de atenção plena e meditativa focada na respiração diminui os níveis de cortisol, sendo, por isso, uma importante aliada para pacientes com hipertensão arterial, distúrbios do sono, dores e doenças crónicas.
E não faltam motivos para se deixar render ao mindfulness. Eis uma dúzia deles:
1 - Aprender a meditar ao estilo mindfulness nunca foi tão acessível, uma vez que existem cada vez mais métodos (online ou via aplicações móveis) e escolas que ensinam esta prática.
2- Pesquisas científicas revelam que a ciência e as universidades estão cada vez mais interessadas nesta prática e nos seus benefícios, que pode mesmo vir a ser aplicada em hospitais.
3 - A Universidade de Buckingham, por exemplo, introduziu nas suas atividades algumas sessões de técnicas que promovem a consciência plena para estudantes e professores. O objetivo é combater a procrastinação e estimular as pessoas a concluir da melhor forma as tarefas.
4 - Pode ajudar as pessoas com artrite, como indica um estudo do jornal Annals of Rheumatic Disease, que mostra que a meditação da mente plena diminui o stress e a fadiga das pessoas com artrite reumatóide.
5 - Um estudo da Universidade do Oregon descobriu que o treino de técnicas de meditação que incluem o corpo e a mente podem resultar em mudanças nas sinapses do cérebro, protegendo-o contra doenças mentais.
6 - A meditação torna as pessoas mais focadas e 'zen', uma vez que esta prática ajuda a alcançar um melhor controlo do processo da dor e das emoções, revela um estudo no jornal Frontiers in Human Neuroscience.
7 - Um outro estudo, desta vez do Jefferson-Myrna Brind Center of Integrative Medicine (nos Estados Unidos), mostra que a meditação da mente plena reduz os sintomas de stress de mulheres com cancro da mama. E como se não bastasse, os testes com meditação e imaginação provocam mudanças positivas no cérebro relacionadas com o stress, emoções e satisfação.
8 - Na Universidade da Califórnia, Los Angeles descobriu-se que a meditação da mente plena ajuda a diminuir a sensação de solidão dos idosos que vivem sozinhos, dinamizando o sistema imunitário dos mesmos e diminuindo a expressão dos genes responsáveis por processos inflamatórios.
9 - A meditação diminui o efeito nocivo e sintomas das constipações e gripes, segundo uma pesquisa da Wiscosin School of Medicine and Health/EUA.
10 - A meditação diminui ainda a possibilidade de depressão em mulheres grávidas, segundo pesquisa da Dra. Maria Muzik, professora assistente de psiquiatria da Universidade de Michigan. A meditação da mente plena e o yoga aumentam o positivismo da mulher.
11 - O ato de meditar diminui a possibilidade de depressão entre adolescentes. Estudo da Universidade de Leuven, na Bélgica, mostra que a meditação da mente plena faz com que os jovens sintam menos stress, ansiedade e depressão.
12 - O treino em meditação é considerado excelente como estratégia para ajudar as pessoas em processo de perda de peso, segundo uma pesquisa conduzida por psicólogos para o Consumer Reports and the American Psychological Association.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com