Quem tem o cabelo loiro – seja natural, pintado ou apenas madeixas – precisa de ter alguns cuidados especiais para manter a beleza e a saúde das mechas claras.
O site Pure Wow destacou as oito coisas que todas as pessoas que têm cabelo loiro devem saber:
1. Para que o cabelo não perca o brilho, coloque um filtro no chuveiro. Isto vai evitar que os minerais e metais naturais da água canalizada penetrem o seu cabelo deixando-o baço.
2. Para contrariar o tom amarelado do cabelo, use um champô roxo. Se o seu cabelo começa a ficar amarelado ou até com um tom laranja depois de uma temporada de praia, por exemplo, os champôs roxos que libertem um pouco de cor podem ajudar a equilibrar o tom final do cabelo.
3. Use uma máscara de proteína para fortalecer os seus fios. Os cabelos mais claros tendem a ser mais frágeis e propícios a espigar ou quebrar. Semanalmente use uma máscara de proteína para o ajudar a ganhar força.
4. Ensope o cabelo antes de entrar na piscina. Ensopar o cabelo com água da torneira antes de mergulhar na piscina vai ajudar o cabelo a não absorver tanto cloro – que pode desbotar a cor do cabelo e deixá-lo seco.
5. É preciso proteger o cabelo do sol. Os raios UV prejudicam muito a pele, mas também podem deixar o cabelo muito seco e sem cor mais rapidamente, por isso aposte num spray de cabelo com proteção solar e use chapéu para uma proteção extra.
6. Também é preciso proteger o cabelo do calor. Seca quando vai usar secador, ferro de esticar ou o ferro de enrolar, é preciso usar um spray que proteja o seu cabelo do calor destes aparelhos. Caso contrário ele acabará por ficar com um aspeto ‘palha’.
7. Deve fazer ‘pausas’ entre as descolorações e pinturas do cabelo. Pintar ou descolorar o cabelo com muita frequência deixa-o desgastado e nada natural. Em vez de ir retocar a cor do seu cabelo a cada seis a oito semanas, experimente ir ao salão de cabeleireiro a cada 12 semanas. Poupa o cabelo e a carteira!
8. Esponte o cabelo regularmente. Sim, mesmo que o esteja a tentar deixar crescer. O cabelo loiro, seja natural ou pintado, tende a ser mais fino e a ficar com as pontas espigadas e estragadas, que se não forem cortadas regularmente podem fazer com que da próxima vez que for ao cabeleireiro tenha de cortar o dobro do cabelo.