Crianças com menos de um ano não devem beber sumo de fruta
A recomendação é dada pela Sociedade Americana de Pediatria, que destaca que mesmo caseiro o sumo de fruta não é equivalente ao consumo de fruta integral.
© iStock
Lifestyle Recomendações
De acordo com a Sociedade Americana de Pediatria (AAP) o sumo de fruta, mesmo que seja natural e caseiro, não é recomendado para crianças com menos de um ano de idade.
O relatório da organização, publicado na revista científica Pediatrics, afirma que o sumo de frutas não provou qualquer benefício nutricional para os bebés.
"Os pais podem achar que o sumo de frutas é saudável, mas não é um bom substituto das frutas frescas e contém mais açúcar e calorias", disse o Dr. Melvin B. Heyman, numa declaração no site da organização.
A bebida pode mesmo prejudicar a saúde da criança, uma vez que estimula o gosto pelo doce e, consequentemente, o consumo excessivo de açúcar e de produtos industrializados.
Apesar de o principal alerta ser para não dar sumo de fruta a crianças com menos de um ano, segundo reporta o New York Times, as recomendações desta organização – atualizadas pela primeira vez desde 2001 – sugerem que a partir do primeiro ano de vida a criança poderá beber sumo de fruta, mas não mais do que 113 gr por dia para crianças até aos três anos e 170 gr entre os quatro e os seis anos.
Os especialistas sublinham que a fruta ao natural, ou integral, é muito mais benéfica, sendo que tem mais fibras e menos açúcares do que o sumo da mesma.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com