Quatro atitudes que enfraquecem o vínculo emocional entre pais e filhos
A educação de uma criança é cheia de nuances e, na prática, cada pai e mãe precisa de perceber aquilo de que seu filho precisa.
© DR
Lifestyle Educação
Ser pai e mãe é uma tarefa árdua e muito, muito difícil. Para educar uma criança, é preciso perceber suas necessidades, incentivar as suas capacidades, corrigir os seus erros e, acima de tudo, orientá-la no caminho da vida.
A educação de uma criança é cheia de nuances e, na prática, cada pai precisa de perceber aquilo de que seu filho precisa.
Acima de tudo, os pais devem tentar não repetir os erros cometidos pelos seus pais, evitando atitudes que podem enfraquecer a relação com os filhos. Segundo o site A Mente é Maravilhosa, há quatro atitudes que os pais jamais devem ter, para que o vínculo emocional com os seus filhos não seja enfraquecido:
- Não ouvir os filhos Crianças falam e perguntam muito. Não perca a paciência, isso é apenas curiosidade. Mesmo que os seus filhos pareçam inoportunos ou inconvenientes, lembre-se de que eles têm um ávido desejo de compreender o mundo.
- Castigá-los com severidade. Educação não deve ser sinónimo de proibição ou autoritarismo. As crianças precisam de aprender os limites e as regras do mundo, é verdade, mas é preciso saber que o excesso de punições provoca baixa autoestima e insegurança na criança e enfraquece o vínculo emocional que este tem com os pais.
- Compará-los ou rotulá-los. Cada ser humano é único e não deve ser ridicularizado ou comparado a outro de forma depreciativa. Muitos pais costumam fazer críticas em voz alta à criança, como se ela não ouvisse o que lhe dizem, mas isso só a magoa e afasta dos progenitores.
- Gritar. O abuso psicológico cometido pelos pais, na forma de gritos, pode destruir a personalidade da criança e a sua autoconfiança. Levantar a voz sem razão aparente e a toda a hora provoca um estado de euforia e stress contínuo nas crianças. Não demonstrar abertura ou não dialogar são maneiras de afastar aos poucos as crianças de nós.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com