Mais ou menos aguda, mais ou menos prolongada, mais ou menos localizada, a dor nas costas é uma das patologias mais comuns e generalizas, mas, ao mesmo tempo, é uma das dores mais desvalorizadas e ignoradas… mas não devia.
Embora a dor nas costas tenha um sem fim de causas possíveis, existem três que se assumem como as mais comuns e as que mais facilmente agravam a sensação de dor, porém, e independentemente da causa, esta é uma dor que nunca deve deixar de ser avaliada, especialmente se estiverem a causa as seguintes situações:
1. Dor nas costas acompanhada de dor ou mal-estar nas pernas. À revista norte-americana Women’s Health, a médica ortopedista Charla Fischer revela que quando a dor passa das costas para as pernas e até pés (podendo afetar qualquer uma destas partes em simultâneo) pode indicar a irritação da raiz nervosa, uma condição que não requer cirurgia, mas que pede um tratamento à base de massagem e reforço muscular para que os sintomas desapareçam.
2. Dor nas costas acompanhada de incapacidade em andar corretamente. Doem-lhe as costas e está a mancar? Então o melhor é mesmo visitar um médico, pois pode-se estar perante um dano nervoso, condição cuja permanência pode ser travada quando tratada atempadamente.
3. Dor nas costas acompanhada de problemas de equilíbrio. Para a médica, esta é uma combinação que deve ser investigada o quanto antes, especialmente se afetar a mulher, pois está mais vulnerável à osteoporose.
4. Dor nas costas associada a mal-estar nos intestinos e/ou bexiga. Diz a publicação, citando a especialista, que esta combinação pode ser um sinal claro da síndrome de cauda equina (condição neurológica caraterizada pela compressão dos nervos) e, por isso, a ida ao médico é urgente.
5. Dor nas costas associada de suor, tremores ou oscilações de temperatura. “Estes são sinais de que todo o corpo está a reagir a algo”, que tanto pode ser um cancro como uma infeção.