Seis teorias para dormir melhor que afinal não resultam
É verdade que existem alguns truques bastante eficazes e até mesmo algumas técnicas cientificamente provadas para dormir melhor, mas é também verdade que outras nada mais fazem do que enganar.
© iStock
Lifestyle Sono
A qualidade de sono é medida tendo em conta não só as horas que a pessoa passa a dormir (que devem ser entre sete a oito), como também a quantidade de vezes que acorda de noite e o tempo que demora até cair novamente no sono.
Mas a qualidade de sono pode ainda ter em conta um outro aspeto: a capacidade de adormecer assim que se chega à cama. E é aqui que entram as mil e uma teorias... muitas delas nem sempre verídicas.
Enquanto evitar os ecrãs antes de dormir, ter o quarto fresco e comer uma banana até podem ajudar a adormecer com mais facilidade, outros conselhos comuns não são tão eficazes quanto isso e acabam mesmo por induzir as pessoas em erro.
Segundo o site Bustle, que reuniu o depoimento de alguns especialistas e recorreu ainda a alguns estudos científicos, são estas as seis teorias para dormir melhor que afinal não resultam:
1. Contar carneirinhos. Um estudo da Universidade de Oxford revelou que as pessoas que seguem esta técnica tendem a demorar mais 20 minutos a adormecer quando comparadas com aquelas que idealizam cenários paradisíacos como uma praia.
2. Compensar a falta de sono na noite seguinte. As pessoas têm o hábito de acumular horas de sono perdidas, acreditando que as conseguirão repôr numa noite, contudo, tão não acontece e pode mesmo agravar a incapacidade de adormecer.
3. Ver televisão ajuda a induzir o sono. Esta é uma das maiores mentiras, pois a luz emitida pelo ecrã nada mais faz do que despertar (e aqui inclui-se a luz do televisor, do computador, do tablet e do smartphone).
4. Beber álcool antes de ir para a cama. É certo que a ingestão de bebidas alcoólicas até acalma e pode mesmo dar alguma sonolência, contudo, o efeito que tem no organismo acaba por prejudicar o sono, especialmente se forem ingeridas em excesso.
5. Ficar na cama se acordar a meio da noite. Andar 'às voltas' na cama depois de acordar inesperadamente nada mais vai fazer do que aumentar a ansiedade e a frustração, duas condições que aniquilam toda e qualquer capacidade de adormecer.
6. Treinar à noite. A prática de exercício físico depende sempre da rotina de cada pessoa e embora o desporto seja um dos melhores aliados da qualidade de sono, é possível que tenha um efeito contrário quando praticado perto da hora de ir para a cama, pois o metabolismo fica acelerado, o organismo alterado e as hormonas inconstantes.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com