Depois de analisarem os comportamentos de amamentação e de consumo de açúcar de 1.129 crianças em Pelotas, no Brasil, os investigadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, concluíram que as crianças que são amamentadas por dois anos ou mais são mais propensas a desenvolver cáries dentárias.
O estudo, publicado na revista científica Pediatrics, concluiu que as crianças que tinham sido amamentadas por dois ou mais anos tinham um risco 2,4 vezes superior de ter cáries severas, comparativamente com as crianças que foram amamentadas durante menos tempo. Como reporta a CNN, as cáries severas forma definidas como seis ou mais dentes de leite deteriorados, perdidos ou chumbados.
A Dra. Karen Perez, principal autora do estudo, diz que “há alguns motivos que explicam esta associações”. Apontando: "Em primeiro lugar, as crianças que estão expostas à amamentação além de 24 meses são geralmente aquelas amamentadas quando querem e durante a noite. Em segundo lugar, a maior frequência do aleitamento materno e da amamentação noturna sempre que querem torna muito difícil lavar os dentes neste período específico".