Sal, doces ou queijo. O que o desejo por algumas comidas pode revelar

Está a ver aquele desejo repentino que sente por determinado alimento ou tipo de comida? É o seu corpo a mandar uma mensagem bastante clara.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
04/07/2017 13:55 ‧ 04/07/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Corpo

Por muito bem que se alimente e por muito que se tente optar sempre por refeições saudáveis, ninguém está livre de sentir um desejo repentino por algo 'que se trinque'. Seja gula, fome ou vontade de comer, a verdade é que esta sensação é comum e nada mais é do que o espelho mais fiel de que o corpo precisa de atenção.

Como explica Lisa Young, professora de nutrição da Universidade de Nova Iorque (nos Estados Unidos), o desejo repentino por sal é um dos indícios mais claros de que o organismo está a precisar de ser hidratado ou de que os níveis de eletrólitos estão desequilibrados. O desejo por sal tende a agravar-se quando se transpira muito ou se tem uma rotina de exercício físico intensa, revela a especialista ao site da revista Fitness.

Já quando o 'ratinho da barriga' pede carne vermelha, o desejo pode ser indicador de deficiência de vitamina B12, ferro ou zinco, micronutrientes presentes neste alimento de origem animal e que são fundamentais para controlar as hormonas responsáveis pela fome. Quem segue uma alimentação vegetariana ou vegan deve optar pelas leguminosas, que são a proteína de origem vegetal mais parecida com a carne.

E se der uma vontade repentina por doces ou alimentos carregados de açúcar? Bem, podemos estar perante um caso de gula... mas não só. De acordo com a publicação, o desejo por doces é comum quando as emoções não estão alinhadas, isto é, quando os sentimentos negativos falam mais alto ou se está perante algum tipo de oscilação a nível de ansiedade. Stress, tristeza e raiva são as emoções que mais podem desencadear a vontade de comer doces.

Ainda no leque de emoções, também a vontade de comer queijo pode ser um sinal de que o sistema emocional não está a funcionar corretamente. Mas, porque é que se deseja queijo? Porque os pratos quentes confecionados com queijo (como pizza, lasanha, macarrão ou tostas) são reconfortantes.

Embora possa se incluir no leque de desejos por doces, a vontade de comer chocolate pode ainda ser desencadeada por mudanças hormonais, o que, no caso das mulheres, ocorre com frequência com a chegada da menstruação. "Quando a mulher está menstruada, o corpo usa mais magnésio, o que faz com que surjam em simultâneo os sintomas pré-menstruais e a vontade de comer chocolate", explica a especialista.

Sabia que existem quatro tipos de fome? Aprenda a identificá-los.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas