Quer melhorar a saúde dos seus ossos? Correr ou fazer outro exercício de alta intensidade e com algum peso durante um ou dois minutos todos os dias pode ajudá-lo.
Isto é o que sugere um estudo realizado pelas universidades de Exeter e Leicester, que verificaram que as mulheres que faziam entre 60 e 120 segundos por dia de exercício de alta intensidade com peso - equivalente a uma corrida a passo médio nas mulheres pré-menopausa e e a jogging para as mulheres pós-menopausa - tinham uma densidade óssea 4% melhor do que as que treinavam menos de um minuto.
As mulheres que treinavam por mais de dois minutos, como reporta o Independent, tinham ossos ainda mais fortes, com uma densidade óssea 6% mais alta do que as que treinavam por menos de um minuto.
A partir dos 30 anos, tendemos a perder densidade óssea, o que aumenta o risco de osteoporose. Portanto, tentar ganhar densidade óssea ao longo da vida, e especialmente depois dos 30 anos, é uma das melhores coisas que pode fazer para tentar prevenir a osteoporose e fraturas ósseas na idade avançada.
Para este estudo, os investigadores contaram com mais de 2500 mulheres voluntárias, pois as mulheres têm um maior risco de desenvolver osteoporose, devido à diminuição da densidade óssea que sofrem depois da menopausa.