Formar o cérebro com a conversa. O que os pais devem fazer
Já o ditado diz que 'é a falar que a gente se entende'.
© iStock
Lifestyle Desenvolvimento
É através da comunicação que dizemos o que pensamos, que exprimimos o que sentimos, que revelamos o que sabemos e que explicamos aquilo em que acreditamos. Mas antes de conseguirmos tudo isto, foi através da comunicação dos outros que conseguimos construir o nosso cérebro e toda a capacidade de comunicar.
De acordo com a médica pediatra Dana Suskind a comunicação é fundamental não só para criar maiores e melhores laços entre as pessoas, mas também para desenvolver a habilidade de comunicar, algo que se consegue quando se comunica, sobretudo, durante a fase de 'construção' do cérebro.
No caso das crianças, grupo em que a médica se focou, quanto mais se falar em casa e quanta maior for a interação entre as pessoas e a criança, maior é a capacidade desta em se expressar, uma vez que se verifica uma maior 'construção' da "arquitetura do cérebro para o pensamento e aprendizagem".
À publicação, a Dana Suskind explica que "temos aprendido que os cérebros podem ser construídos", pois, alimentam-se de "linguagem e de um ambiente enriquecedor provido pelos adultos nos primeiros anos de vida", algo que se verifica mesmo que o bebé não entende o que está a ser dito.
E como é a falar que a gente se entende, eis tudo o que os pais podem e devem fazer para estimular o cérebro das crianças:
1 - Fazer do filho um parceiro de conversas;
2 - Ajudar a desenvolver as habilidades matemáticas através das palavras, contando em voz alta, por exemplo;
3 - Falar sempre com positivismo e fazer elogios ao esforço feito pela criança (e não tanto à criança em si);
4 - Estimular a autonomia da criança dizendo frases mais complexas, isto é, ao invés de dizer 'agora arruma os brinquedos', questionar antes 'o que devemos fazer com os brinquedos depois de acabarmos de brincar?', explica a médica;
5 - Estar em sintonia com a criança, partilhando atividades e, também, falando com 'voz de bebé'.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com