Também conhecido como briquismo, o bruxismo é a ação inconsciente ou involuntária de pressionar fortemente a mandíbula e ranger os dentes, situação que acontece, por norma, durante o sono.
Trata-se de uma patologia bastante comum (cerca 30% da população mundial tem, diz a Organização Mundial da Saúde), mas nem sempre conhecida pelos portadores. Como destaca a BBC, por vezes, somente quando se dá uma espécie de erosão nos dentes (ou seja, um desgaste agressivo que pode levar ao 'desaparecimento' dos mesmos) é que alguns pacientes se apercebem que 'algo' se passa durante o sono. As dores de cabeça, no maxilar ou nos ouvidos ao acordar podem ser outras consequências deste ano inconsciente.
"Quem normalmente descobre mais facilmente são as pessoas que acordam os seus maridos ou esposas com o barulho", explica à BBC Nigel Carter, da Fundação Britânica de Saúde Oral, que destaca que ranger os dentes é "40 vezes mais potente do que mastigar".
Apesar de o bruxismo ser uma condição ainda não muito esclarecedora para a ciência, o pouco que se sabe sugere que este hábito noturno inconsciente é nada mais, nada menos do que o espelho da saúde mental das pessoas, estando o stress, a tensão e a ansiedade entre os fatores que mais podem desencadear o problema. A apneia do sono e o hábito de ressonar podem também contribuir para o bruxismo.
Mas se pensa que o bruxismo afeta apenas os adultos com uma vida atarefada, engana-se. Diz a BBC que vários estudos recentes têm associado a tendência de ranger os dentes durante a noite ao bullying escolar, sendo que uma dessas investigações sugere que 65% dos jovens alvo de agressões físicas, verbais e emocionais passaram a ter bruxismo.
A prevenção desta patologia passa, em primeiro lugar, por perder todos os maus hábitos que possam interferir com a qualidade do sono (como o álcool, o tabaco e a alimentação industrializada), mas também por procurar ter um estilo de vida mais calmo e menos stressante. Visitar um dentista assim que surja a suspeita de bruxismo é também uma forma de, pelo menos, evitar males maiores.