Conselhos práticos (e diários) para trazer mais alegria à vida
Demasiado stress, demasiado trabalho, demasiadas contas, demasiado trânsito, demasiadas tarefas... demasiadas preocupações para sequer pensar em si? Está na hora de mudar esse 'chip'.
© iStock
Lifestyle Dicas
Com o aumento da azáfama, do stress e da inquietação na rotina diária, são poucas as pessoas que cuidam de si como deve ser e que, sobretudo, prestam a devida atenção aos sentimentos e estados emocionais.
É certo e sabido que o stress desencadeia ansiedade, que a ansiedade traz preocupações, que as preocupações dão origem à tristeza e que a tristeza causa apatia. Trata-se de um ciclo vicioso que nada de bom traz à saúde e que afasta toda e qualquer estado de alegria. Mas está na hora de mudar isso... e de vez.
A alegria tanto está nas pequenas conquistas diárias, como também numa maior consciência do impacto positivo que este estado tem na saúde e bem-estar. Segundo a Time - que recolheu as conclusões de alguns dos mais recentes estudos científicos - são várias a formas de ter mais alegria na vida e tudo começa com uma meta traçada: a felicidade.
Embora se trate de um conceito subjetivo que não deva ser alvo de obcecação, a felicidade pode ser conseguida quando se tem o hábito de ver o copo mais cheio do que vazio, isto é, quando se vê o lado positivo em tudo e se dá valor às pequenas coisas e a tudo o que faz bem (como uma boa música, por exemplo).
Saber o que faz a pessoa feliz e dar prioridade a isso mesmo (nem que seja o simples hábito de le um livro, de correr junto do rio ou de conversar com a cara-metade) são outros aspetos a ter em conta na hora de trazer mais alegria à vida diária, diz a Time, salientando que os pensamentos positivos são também fundamentais, tal como já mencionou a Universidade Estatal do Michigan, nos Estados Unidos.
'Comprar tempo', como lhe contámos aqui, também ajuda a ganhar mais tempo verdadeiro e a ser mais feliz. Mas tão ou mais importante do que isso é dar tempo ao 'nós', às amizades, à família, ao romance.
A felicidade, como já dissemos, é um estado subjetivo e que depende de um vasto leque de fatores, mas a felicidade é também um objetivo, uma necessidade e uma forma de estar. A ciência foi à procura de respostas sobre esta questão junto daquele que é considerado o homem mais feliz do mundo. Saiba tudo aqui.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com