Os medicamentos desenvolvidos a partir de plantas mostram o enorme poder da natureza para curar doenças. Para divulgar alguns métodos, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Polo Regional Vale do Paraíba da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), ensina a forma segura para o uso de plantas medicinais.
A investigadora Sandra Maria Pereira da Silva, da Apta, explica que a fitoterapia tende a ser segura e eficiente. “Toda a gente deveria conhecer estas plantas e utilizá-las com os devidos cuidados. É preciso avaliar se a planta é fresca e de fonte segura com a devida identificação botânica, ter atenção na colheita e manipulação, bem como evitar exageros e o uso prolongado”, disse.
Além dos cuidados, é recomendável recorrer a um profissional de saúde para prescrever as receitas das plantas medicinais, pois as substâncias não deixam de ser remédios. Confira algumas plantas que podem ser utilizadas em casa para solucionar dores e problemas de saúde comuns no dia a dia.
As informações fazem parte da publicação “Construindo o Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Município de Pindamonhangaba-SP”, da secretaria, baseada em informações do “Formulário de Fitoterápicos - Farmacopeia Brasileira”, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).