Lembra-se do estudo que lhe revelamos que concluía que por cada hora que corremos acrescentamos sete à nossa esperança de vida?
Correr já é por si só uma atividade saudável – desde que se tenha condições para correr, claro -, mas fazê-lo na areia da praia pode ser ainda mais benéfico.
O site Deporte y Vida do jornal espanhol AS destacou os cinco principais benefícios de correr na areia da praia:
Mais músculo. A instabilidade deste terreno obriga-nos a trabalhar mais os músculos, particularmente da parte inferior do corpo (quadricípites e gémeos).
Mais potencia. Ao exigir mais esforço verá que na próxima vez que correr num terreno mais estável, como o asfalto, os seus músculos das pernas estarão mais fortes e conseguirá uma potencia extra.
Mais calorias queimadas. Como requer mais esforço, correr na areia também fará com que queime mais calorias – cerca de 20 a 30% mais do que as que queimaria ao praticar o mesmo exercício na rua ou numa pista.
Menos stress. O som do mar relaxa-nos, por isso é uma boa aposta correr na praia sem phones. Um mergulho no final do treino vai ajudá-lo a relaxar ainda mais, a refrescar e a hidratar a pele. Mas, claro, para conseguir usufruir da calma do mar o melhor é ir correr para a praia bem cedo ou então ao final do dia, para evitar os veraneantes e banhistas.
Melhor respiração. A temperatura, a humidade e a baixa pressão do ambiente junto ao mar facilitam a receção de oxigénio no organismo.