Praticamente toda a gente em algum momento já tomou um comprimido sem água – seja pela pressa, pela preguiça ou pela falta de água por perto – mas pode consequências que até podem pôr a sua vida em risco.
Bebemos água (ou outro líquido) quando tomamos comprimidos não só para que sejam mais fáceis de engolir, mas também porque impede que o comprimido fique preso no esófago, o que pode provocar grande desconforto e mesmo complicações para a saúde.
Ao site da Reader’s Digest Canada Jennifer Caudle, médica de família e professora de medicina familiar na Rowan University-School of Osteopathic Medicine, explicou que “a medicação que fica alojada no esófago é propensa a provar inflamação e irritação. Isto pode provocar inúmeros sintomas desde azia e dor no peito a esofagite, ou até buracos e hemorragia”.
Um vez que não existem nervos de de dor em algumas partes do esófago, é possível que não se aperceba dos sintomas logo e seja difícil perceber se de facto conseguiu engolir o medicamento ou este ficou ali alojado.
A especialista acrescenta que alguns medicamentos comuns, como os tomados para tratar osteoporose, antibióticos e analgésicos de venda livre podem provocar ainda mais danos do que outros se ficarem alojados no esófago ou na garganta. O mesmo acontece com suplementos de vitamina C e ferro, que podem queimar e perfurar o esófago.
Para evitar riscos o melhor é mesmo beber água ou chá frio para tomar os comprimidos e fazê-lo sempre de pé ou sentado, nunca deitado. Para se certificar que o comprimido teve tempo de passar o esófago também se recomende que o tome mais de 15 minutos antes de ir para a cama ou de se deitar.