Esqueça os antiácidos, é assim que se trava a azia de forma natural

A sensação de ardor no estômago pode ser prevenida e tratada sem o recurso a fármacos contra a acidez.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
29/08/2017 11:35 ‧ 29/08/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Dicas

Não há nada pior do que acabar uma deliciosa refeição e sentir o estômago invadido por uma 'chama' quente que causa mal-estar e até mesmo dor. A azia é comum a muitas pessoas e o recurso a antiácidos é a técnica usada para prevenir e tratar este problema... mas é também possível fazê-lo de forma natural.

E o primeiro passo a dar, diz a revista Prevention no seu site, é limitar o consumo de alimentos que, por natureza, promovem a passagem do ácido do estômago para o esófago, como é o caso do tomate, dos citrinos, do chocolate, do café e do chá.

Perder os quilos que estão a mais - uma vez que a obesidade aumenta risco de desenvolver problemas associados ao refluxo gástrico - e reduzir o consumo de açúcar ou alimentos ricos em açúcar são outros aspetos a ter em conta. Embora o açúcar seja doce e seja visto como uma forma de atenuar a azia, a verdade é que o seu impacto no organismo é de tal modo nocivo que afeta diretamente a acidez do estômago.

Em alguns casos, a retirada do glúten da alimentação também pode ajudar, assim como a toma de suplementos à base de enzimas digestivas, que ajudam a combater sintomas como o inchaço abdominal, os gases e ainda a azia.

Uma vez que o estilo de vida tem também algo a dizer sobre o assunto, a revista coloca ainda na sua lista de curas naturais para a azia a boa qualidade de sono e a redução dos níveis de stress, dois fatores que interferem com o sistema imunitário e que deixam o organismo incapaz de atuar do melhor modo.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas