A sinusite é uma inflamação com origem nas cavidades ósseas do rosto (em redor ao nariz, nas maçãs no rosto e junto aos olhos) e que pode ter origem numa alergia ou ser causado por uma infeção por fungos, bactérica ou vírus. A infeção respiratório, o desvio do septo nasal, um trauma facial e as doenças autoimunes são também possíveis trampolins para este problema.
A sinusite carateriza-se pela sensação de pressão ou dor facial e pela redução ou perda de olfato, interferindo diretamente com a qualidade de vida da pessoa. Dores de cabeça, nos ouvidos, maxilares e dentes podem ser também comuns em episódios de sinusite, assim como tosse, garganta inflamada e mau hálito.
Apesar de se tratar de um problema crónico e de o tratamento passar, sobretudo, pela toma de determinados fármacos, existem formas naturais de atenuar as dores causadas pela sinusite, diz o Food Matters.
De a acordo com o site, recorrer aos óleos de orégão ou eucalipto pode ser uma boa solução, especialmente se forem aplicados em água quente e ora usados no banho, ora inalados. Para quem pretende aliviar a pressão e a mucosa acumulada, as soluções salinas são também uma alternativa, até porque se assumem como uma forma eficaz de reduzir o risco de infeção e, assim, travar um possível agravamento do problema.
Como acontece com qualquer outro problema de saúde, a alimentação tem também um papel determinante na vida de quem sofre de sinusite. Uma vez que este problema pode estar associado a doenças autoimunes e a alergias, não há nada melhor do que apostar numa alimentação que reforce o sistema imunitário, isto é, que seja rica em vitaminas, minerais e produtos de origem vegetal.
A vitamina C é um dos principais aliados, assim como o picante. Segundo o site, a pimenta caiena ou o gengibre quente ajudam a desobstruir as vias nasais.