Semana da Moda de Nova Iorque arranca com quatro designers portugueses
As criações dos 'designers' portugueses Katty Xiomara, Miguel Vieira, Luís Buchinho, Carla Pontes e as marcas Pé de Chumbo, Babash e Marita Moreno vão estar na Semana da Moda de Nova Iorque, que arranca hoje.
© iStock
Lifestyle 7 de setembro
Precisamente um ano depois de o Portugal Fashion (PF), projeto de promoção de moda portuguesa a nível nacional e internacional, ter participado na Semana da Moda de Nova Iorque, evento ao qual regressou após um interregno de 15 anos, o PF leva agora à cidade norte-americana um conjunto de criadores e de marcas nacionais, que vão estar presentes entre os desfiles da Semana da Moda de Nova Iorque e na Edit New York, que decorre entre os dias 17 e 19 de setembro.
Por seu lado, a marca portuense de sapatos e acessórios Marita Moreno vai estar presente na semana de moda nova-iorquina, e a coleção outono-inverno é apresentada na sexta-feira, na Flying Solo, espaço na West Broadway que integra o calendário de eventos do evento.
A responsável da marca, Marita Setas Ferro, admitiu que as vendas da coleção primavera-verão 2017 na Flying Solo "foram positivas" e que o próximo passo seria aumentar os pontos de venda em Nova Iorque, lê-se num comunicado de imprensa citado pelo sítio Fashion Network.
Nos dias 11 e 12 de setembro vão desfilar, por seu turno, as coleções primavera/verão 2018 dos 'designers' Katty Xiomara e Miguel Vieira, respetivamente, aos quais se juntam mostras estáticas de criações dos 'designers' Luís Buchinho e Carla Pontes, bem como das marcas Pé de Chumbo e Babash, estas últimas apoiadas pelo "Next Step", braço comercial do PF.
Em entrevista à agência Lusa, o presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Adelino Costa Matos, que apoia a moda portuguesa através do PF, disse que "a New York Fashion Week assume uma importância dupla".
"Não só marca o início da temporada de apresentações das coleções primavera/verão 2018 no circuito de semanas de moda femininas, como também vem reafirmar a presença do Portugal Fashion no mercado norte-americano", declara Adelino Costa Matos, recordando que a terceira participação consecutiva do Portugal Fashion no evento representa uma "vitória" para o projeto e uma "oportunidade para levar a etiqueta 'made in' Portugal a uma das mais mediáticas e fervilhantes capitais mundiais da moda".
Questionado pela Lusa sobre como estão a correr as vendas da moda portuguesa além-fronteiras com as ações promocionais em Nova Iorque, Londres, Milão ou Paris, aquele responsável conta que o 'feedback' recebido por parte de criadores é "muito positivo" e acrescenta que já conseguem "retirar dividendos" em termos de contactos comerciais e de posicionamento internacional.
"Na génese da nossa aposta nas grandes capitais da moda - Nova Iorque, Paris, Milão e Londres - está precisamente o facto de o impacto das ações neles realizadas ser global e não local. E com Nova Iorque é isso mesmo que está a acontecer neste momento. A Katty Xiomara, por exemplo, tem vindo a conquistar pontos de venda em vários estados dos EUA, como Florida, Nova Iorque, Illinois, Carolina do Norte, mas é também a partir dos EUA que tem recebido encomendas de mercados como China, México ou República Dominicana", adiantou.
O PF está atualmente a desenhar a estratégia do próximo projeto, referente ao período 2017-2019 e o objetivo é "consolidar a aposta num roteiro internacional centrado nas principais semanas de moda e na integração das respetivas Semanas de Moda femininas e masculinas", revelou Adelino Costa Matos.
O PF é um projeto português que tem o objetivo de dar visibilidade, a nível nacional e internacional, ao setor têxtil e vestuário no capítulo da moda e que é promovido pela ANJE, em colaboração com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.
Na página da Internet do Portugal 2020, na lista de operações aprovadas reportadas a 30 de novembro de 2016, pode ler-se que o PF teve um fundo total aprovado de oito milhões de euros, para o triénio 2015/2017, para "desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as Pequenas e Médias Empresas, "especialmente no que respeita à internacionalização".
A New York Fashion Week termina na próxima quarta-feira, com uma média de 30 a 50 desfiles por dia, onde vão desfilar criações de cantora Rihanna ou de Victoria Beckham, e marcas como Mickael Kors, Alexander Wang, Jill Stuart, Calvin Klein, Desigual, Banana Republic + Olivia Palermo, Eva Longoria Collection, entre muitas outras.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com