É muito comum que com o passar do tempo as relações amorosas percam aquele fervor e entusiasmo dos início e acabem por cair na rotina.
Pois é, as relações amorosas exigem muito trabalho e evitar que a sua caia na rotina só depende de si e do seu parceiro. Apesar de não existirem fórmulas mágicas e de cada casal ter as suas formas de manter a chama acesa, o Independent falou com vários especialistas e revela as sete coisas que, segundo eles, ajudam a alimentar a chama da paixão:
1. Nunca deixar de namorar. Não é preciso fazer programas muito elaborados ou estar sempre a ir jantar fora todos bem vestidos, mas dar um passeio só os dois ou fazer um jantar caseiro – que até pode ser o preferido do seu parceiro - às luz das velas pode ser uma ótima forma de prolongar esse estado de namoro.
2. Continuar a adquirir novas capacidades enquanto indivíduo. Mesmo que haja muito amor entre duas pessoas, ao longo do tempo a falta de mistério ou de descobrir coisas novas sobre o outro pode gerar a perda de interesse. Por isso, tente cultivar-se para ir mantendo a relação e o interesse em altas.
3. Dar espaço um ao outro. “O melhor presente que pode dar a alguém é a oportunidade de ter saudades suas”, disse James Preece, especialista em relações, ao Independent. Só passando algum tempo separados é que conseguem perceber o quanto se amam. Portanto, nada de tentarem estar sempre os dois, tire tempo para si e para estar com os seus amigos e dê liberdade ao seu parceiro para fazer o mesmo.
4. Experimentar coisas novas na cama. Mostre interesse em conhecer as fantasias do seu parceiro e partilhe as suas. Uma ida a uma sex shop também pode ajudar neste campo.
5. Deixar o telemóvel fora da relação. O telemóvel pode bem ser o que está a impedir que a vossa relação se torne mais forte e apaixonada. Quando estiverem só os dois, guarde o telemóvel e aproveite para pôr a conversa em dia ou namorar.
6. Arranjar tempo para estar em casal – particularmente em ocasiões especiais. As relações não têm de ser alimentadas com muitos presentes, até porque o melhor presente que pode dar a alguém é o seu tempo. Arranje tempo para fazerem uma escapadela no fim de semana só os dois ou para darem um passeio, vai ajudá-los a reconectar.
7. Estimar o que se tem. Não deixe que o seu parceiro se esqueça de como gosta dele ou dela e de como se sente grato por partilharem a vida um com o outro.