O observatório, construído no Parque Florestal de Monsanto em 1968 e que permite uma vista panorâmica sobre Lisboa, está abandonado desde 2001, ano em que encerrou o restaurante que ali funcionava.
Ao longo dos anos, e apesar da degradação, o edifício foi sendo utilizado por muitos como miradouro. Prova disso são fotografias partilhadas nas redes sociais.
Durante o verão, a Câmara de Lisboa realizou "trabalhos de remoção de todo o material degradado ou em risco de queda (tetos falsos, tubagens, estruturas metálicas), limpeza de entulhos, lixos e 'graffiti', e de colocação de gradeamentos e execução de emparedamentos por forma a possibilitar o acesso e a livre circulação de pessoas em condições de segurança".
As obras "terminaram no final de agosto" e o acesso ao miradouro pode ser feito entre as 09h00 e as 19h00 até 30 de setembro. Entre 1 de outubro e 31 de março, o acesso será feito entre as 09h00 e as 18h00.
A 11 de julho, numa reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, o vereador da Estrutura Verde, José Sá Fernandes, em resposta ao grupo municipal do Partido Ecologista 'Os Verdes', afirmou que o restaurante panorâmico de Monsanto poderia "ser um miradouro até haver decisão para lá", dada a vista que oferece sobre a cidade.
José Sá Fernandes apontou que isso poderia "acontecer já em agosto, com tudo limpo e seguro", uma vez que o local iria "ser limpo por dentro e emparedado em alguns sítios" e ainda "este mês vão ser postos uns gradeamentos".