Mais colagénio, mais brilho, menos inflamação. Estes são apenas três dos benefícios mais diretos do uso frequente de óleos essenciais na rotina de beleza.
Estes produtos são feitos à base de extratos naturais, beneficiando de uma série de ingredientes ativos que permitem 'devolver' saúde à pele. É o que acontece com o óleo essencial de açafrão-das-índias, um dos ingredientes naturais que deve procurar também no rótulo dos produtos de beleza que mais usa. Mas estes são também importantes.
Este óleo ajuda a "reduzir o vermelhidão, a inflamação e a acne", explica a terapeuta Julie Clark, em declarações à revista Prevention. A curcuma é o ingrediente ativo de destaque neste óleo essencial, tendo como 'poderes' a capacidade antioxidante e anti-inflamatória.
Também o óleo essencial de rosa é uma mais-valia para a rotina de beleza, pois este extrato natural ajuda a atenuar o vermelhidão, a inflamação e os problemas capilares. Além disso, hidrata, nutre e deixa a pele mais suave.
Um outro óleo essencial que é um verdadeiro aliado da beleza e saúde da pele é o de patchuli, que tem a capacidade de regenerar a pele e de regular as células do maior órgão do corpo humano - que merece mais atenção do que aquela que lhe é dada. Como se não bastasse, este óleo essencial combate ainda a inflamação e atenua as rugas.
Quando o objetivo é acalmar a pele e dar-lhe um toque suave, o melhor é mesmo recorrer a um destes óleos.