Praticamente quase toda a gente cai de vez em quando na tentação de comer ‘comida de plástico’, mas sabe como é que o corpo reage quando o faz?
A dietista Ayla Barmmer revelou à revista Time como o corpo reage quando consome comidas gordurosas. Certamente reconhecerá estes cinco efeitos colaterais quase imediatos das ‘facadinhas’ na dieta:
Digestão difícil. Quando ingere comidas gordurosas, como fritos, o excesso de gordura sobrecarrega bastante o sistema digestivo. Isto porque a gordura é mais difícil de digerir do que os hidratos de carbono ou a proteína, e requer uma maior ação de enzimas e sucos digestivos. Essa sobrecarga pode gerar sintomas como barriga inchada, náuseas e desconforto.
Corrida para a casa de banho. Outros sintomas muito comuns do efeito que o consumo de comidas gordurosas tem no nosso sistema digestivo são a diarreia e as cólicas. Além de permanecer mais tempo no estômago, a comida gordura entra mal nos intestinos, levando muitas vezes a estes fenómenos.
Desregula as bactérias do intestino. Há cada vez mais estudos a sugerir que o que comemos influencia e afeta as bactérias que habituam o nosso intestino, que por sua vez vai influenciar e muito a nossa saúde e metabolismo. As comidas gordurosas são daquelas que não contribuem em nada para um microbioma saudável.
Pode agravar a acne. Pode notar quase imediatamente após a refeição que fica com a pele mais oleosa e até com propensão para desenvolver borbulhas. Se a sua dieta se baseia em ‘comida de plástico’, esta pode bem ser culpada pela sua acne, uma vez que provoca desequilíbrios hormonais que provocam acne.
Aumenta o risco de doenças cardiovasculares e de diabetes. Se o seu consumo de comida gordurosa não é uma exceção, mas uma regra, a sua saúde pode estar a sofrer com isso, uma vez que este tipo de dieta aumenta o risco de doenças cardiovasculares e diabetes.