Cinco hábitos diários que comprometem a saúde do coração
Especialista revela quais são e porque é que é tão importante evitá-los ao máximo.
© DR
Lifestyle Carreira
Consumir alimentos industrializados, ressonar, ficar muito tempo sentado, escolher produtos light e seguir uma dieta - que seja 'pecadora' por excesso ou por defeito - sem o acompanhamento médico não parecem ser hábitos um tanto ou quanto inocentes, porém, muitas vezes, algumas ações como estas, que não parecem ser tão maléficas, aos poucos, podem acabar com a saúde do coração.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 94 milhões de pessoas morrem por ano à boleia de doenças cardiovasculares, por isso, o cirurgião cardíaco de São Paulo, o médico Marcelo Sobral, listou e explicou como estes cinco hábitos/comportamentos, se não controlados e tratados, podem ser fatais para a saúde cardiovascular:
1. Ressonar - Esta condição não deve ser ignorada, pois ressonar significa que algo de errado está a acontecer com a respiração. Pode ser uma sinal, por exemplo, de apneia obstrutiva do sono, quando a respiração é interrompida durante o sono e a pressão arterial rapidamente fica mais elevada, o que é muito perigoso. “Geralmente, pessoas obesas ou com sobrepeso têm mais tendência a desenvolver este problema, porém, todos devem ficar atentos”, diz o especialista.
2. Ficar horas a fio na mesma posição – A falta de movimento é extremamente comprometedora, já que afeta a circulação sanguínea e pode aumentar os níveis de gorduras e açúcares no sangue, e consequentemente, elevar o risco de ataques cardíacos e AVCs (acidentes vasculares cerebrais).
3. Consumir alimentos industrializados – Na lista dos maiores inimigos do coração, o sódio está presente em grandes quantidades nos alimentos industrializados, o que aumenta – e muito – o risco de ter hipertensão. Mas não só. Uma vez que estes alimentos também são ricos em gordura, existe ainda o risco de elevar os níveis de colesterol mau.
4. Optar por bebidas light – De acordo com um estudo feito pela Associação Americana de Diabetes, o consumo de bebidas light nada mais faz do que enganar o consumidor, porque na verdade, além de possuírem um nível maior de sódio do que as bebidas não light, o seu consumo regular deu origem a um aumento de 70% da circunferência da cintura das pessoas. “A medida da circunferência abdominal não deve ultrapassar 80 cm nas mulheres e 94 cm nos homens. Aqueles que apresentam medidas superiores a estas podem ter mais riscos de desenvolverem doenças cardiovasculares”, explica.
5. Tomar medicamentos e fazer dieta sem acompanhamento médico – Alguns fármacos têm na sua composição psico e termoativos, que podem provocar taquicardíaca e hipertensão. Além disso, restringir a alimentação ao fazer dietas “milagrosas” é um perigo para sua saúde, isso porque a falta de alguns nutrientes e vitaminas sobrecarrega o coração e compromete o bom funcionamento do organismo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com