Contra a obstipação, comer, comer
A prisão de ventre pode ser a consequência direta da alimentação diária, mas os próprios alimentos podem ser também a salvação.
© iStock
Lifestyle Dicas
Diz-me o que comes e dir-te-ei como funcionará o teu trânsito intestinal. Sim, a questão é tão simples quanto isto: a alimentação tanto pode desencadear a prisão de ventre como ser mesmo a solução - seja na hora de travar este mal ou até de o prevenir.
Foquemos as atenções nos alimentos que são aliados do bom funcionamento intestinal. De acordo com Dale Pinnock, um dos autores mais conceituados de livros sobre nutrição e alimentação médica, há um alimento barato e comum no dia a dia que pode fazer toda a diferença: a maçã. Uma vez que contêm pectina (fibra solúvel) e bons níveis de água na sua composição, as maçãs são dos alimentos que mais favorecem a saúde digestiva, passando e 'transformando-se' com facilidade.
Benéfica para a saúde cardiovascular, mas também para o sistema imunitário, a cebola é um alimento prebiótico que ajuda a combater a prisão de ventre. Como? Através do seu polissacarídeo inulina, que ajuda a cuidar das bactérias intestinais, deixando o sistema digestivo eficaz e saudável.
Quem gosta de aderir a 'modas' alimentares sem colocar a saúde em causa pode sempre apostar em dois alimentos concretos: a chia e a tâmara. No caso da chia, esta pequena semente é um dos alimentos com melhor teor de fibra solúvel, por isso, com melhor impacto no funcionamento intestinal, conseguindo ainda zelar pela 'boa saúde' nas bactérias que lá habitam. Quanto à tâmara, este é um dos alimentos mais doces e mais saudáveis que se pode consumir, tendo benefícios diretos no controlo do peso, na saúde cerebral e, claro, na luta contra a obstipação. Contudo, destaca o autor em declarações ao site Mind Body Green, não é pelo facto das tâmaras fazerem bem que podem ser consumidas de forma desmedida, pelo contrário: o consumo exagerado deste alimento pode ter um efeito oposto e causar prisão de ventre.
Se o objetivo é combater a obstipação sem aumentar muito o porte calórico - mesmo que as calorias sejam oriundas de alimentos saudáveis -, então a maior aliada é mesmo a beringela, pois trata-se de um alimento versátil, rico em água e fibra e que possui um baixo teor calórico.
Como não poderia deixar de ser, falar em luta contra a prisão de ventre implica falar em aveia, um cereal que tem conseguido cada vez mais protagonismo à boleia dos seus múltiplos benefícios para a saúde. Além de ter um bom conjunto de vitaminas e minerais na sua composição e de oferecer ainda proteína, a aveia é detentora de um elevado nível de fibra solúvel, mais concretamente, de beta-glucanos, que passam facilmente no trato digestivo, deixando-o protegido.
E como a fibra é o 'ingrediente' chave para o combate à prisão de ventre, nada como adicionar mais leguminosas à dieta, dando especial atenção ao feijão, que contém fibra solúvel e insolúvel.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com