O simples ato de mastigar não tem apenas impacto nas mensagens que são enviadas para o cérebro e nos níveis de saciedade, o simples som de mastigar têm mais influência na dieta do que imagina.
Segundo um estudo publicado na revista científica Food Quality and Preference e realizado pela Universidade de Brigham Young (nos Estados Unidos), as pessoas comem menos quando têm plena consciência dos sons do ato de mastigar, o chamado "efeito mastigação", de acordo com o site Hypescience.
O autor do estudo, o cientista Ryan Elder, explica que comer em ambientes barulhentos, como em frente à televisão, com música alta ou num restaurante com muito barulho, faz com que as pessoas percam a noção do som de mastigar e, por consequência, percam também a noção da quantidade que já comeram. E qual o resultado disso? Dificuldade em perder peso ou até mesmo ganho de peso 'inesperado'.
Mas há mais: ao que parece, o simples ato de a pessoa se imaginar a mastigar faz com que coma em menores quantidades.
"Na maioria, os consumidores e os investigadores ignoraram o som da comida como importante sinal da experiência alimentar”, diz Gina Mohr, que também participou neste estudo.