Eis quatro estratégias para não exagerar nas festas de fim de ano
Nutricionista dá dicas para aproveitar as festividades sem culpa.
© DR
Lifestyle Festividades
Festas de fim de ano são, quase sempre, sinónimo de uns quilos a mais. Mas não tem de ser sempre assim.
De acordo com a nutricionista Ione Leandro, da Onodera Estética, o segredo para as festas de fim de ano não é deixar de comer, mas fazer as escolhas corretas. “Aposte num prato colorido. Abuse das saladas diversas e dê preferência para as proteínas magras como o peru e bacalhau, por exemplo. Os doces também não precisam ficar de fora, mas ao invés de provar todas as sobremesas, escolha uma para degustar sem preocupação”, recomenda.
Para aproveitar as festas sem culpa, Ione separou algumas estratégias que ajudam a controlar os excessos. Ei-las:
Alimente-se normalmente – Nos dias de festa, faça refeições como no dia a dia, inclusive as intermediárias. “Um grande erro é não comer ao longo do dia para consumir mais à noite. No entanto, se for uma única refeição, o corpo utiliza a energia que precisa e esgota o resto", alerta Ione.
Beba bastante água – O sinal de sede é o mesmo de fome. Para isso não confundir, é necessário manter o corpo hidratado, ingerindo, no mínimo, dois litros de água por dia.
Coma devagar – Mastigando bem os alimentos, maior será a saciedade, pois o nosso cérebro demora alguns minutos para entender que está a ser alimentado. Ao comermos devagar melhoramos também a absorção de nutrientes importantes, como o zinco, recomenda.
Reduza o álcool - Chamado de caloria vazia, o álcool não possui nenhuma vitamina ou mineral, além de desidratar as células. “Para quem não abre mão, a recomendação é uma taça de vinho ou champanhe, que são menos calóricos, sempre acompanhado de água”, finaliza.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com