O Natal não se faz apenas de correrias até aos centros comerciais para comprar presentes. A alimentação é também um dos pilares desta época festiva e um dos aspetos que mais pesa no orçamento de uma família.
Para não cair no erro de gastar demasiado dinheiro e comprar demasiada comida - algo que acaba sempre por resultar num elevado desperdício alimentar todos os anos - a coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera de Anápolis, Bárbara Martins, dá a conhecer cinco dicas para uma Consoada saborosa e económica.
1. Para economizar e ter uma ceia farta e saudável, pode-se começar por aproveitar as frutas da estação que, além de saborosas, são saudáveis e têm um preço mais acessível.
2. Tentar antecipar as compras no supermercado e, se possível, comprar vegetais e frutas nos mercados locais é outro aspeto a ter em conta. Além do preço, são consideradas mais frescas do que nos supermercados.
3. Comprar apenas o que a família for consumir nos dois dias de festa, evitando, assim, o exagero e consequentemente o desperdício.
4. A oferta de saladas como prato de entrada, além de melhorar o teor nutritivo da Consoada, diminui o consumo dos pratos principais, como as carnes e o bacalhau, alimentos que são mais caros e que não estão ao alcance de todas as famílias.
5. Aproveitar o que não for consumido na ceia de Natal para outros pratos, como a tradicional roupa velha. As frutas podem ser aproveitadas para sumos ou polpas de frutas, que inclusive podem ser congeladas.