Há sempre um vizinho que nos tira do sério. Ou porque tem constantemente o volume da televisão alto, ou porque aspira a casa quando todos ainda estão a dormir, ou porque não limpa o que suja nas áreas comum, ou porque tem sempre algo para prender à parede e passa os dias a martelar. Há sempre um vizinho que nos tira do sério… e isso tira-nos saúde.
Um recente estudo levado a cabo pela Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, revela que discutir com os vizinhos, independentemente da causa da discórdia, aumenta em quase 5% os riscos de insuficiência cardíaca.
De acordo com o site Medical News Today, a pesquisa publicada na revista científica Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes, da Associação Americana do Coração, sugere que as características do lugar onde a pessoa mora podem influenciar na saúde do seu coração.
O estudo, feito em mais de 27 mil pessoas de meia-idade residentes no sudeste dos EUA, durou cinco anos. Do total de participantes, 4.300 participantes foram diagnosticados com insuficiência cardíaca, sendo que a patologia mostrou-se mais frequente nas pessoas que apresentavam problemas com a vizinhança.
Na prática, conta a publicação, os cientistas descobriram que os adultos que viviam em áreas mais desfavorecidas apresentaram uma maior incidência de insuficiência cardíaca em comparação com aquelas que viviam nas áreas menos carenciadas.