Café e chá quente aumentam risco de cancro?

Quem bebe café ou chá muito quente tem cinco vezes mais probabilidades de contrair cancro no esófago, são as conclusões de um novo estudo publicado no Journal Annals of Internal Medicine.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
06/02/2018 10:00 ‧ 06/02/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Estudo

Especialistas levaram a cabo um novo estudo que envolveu 450 mil participantes e concluíram que ingerir bebidas muito quentes é mais cancerígeno do que fumar ou beber álcool. Contudo, o projeto concluiu também que o consumo de bebidas muito quentes por fumadores e por quem ingere álcool regularmente é ainda mais prejudicial para este grupo, tendo duas vezes mais probabilidades de padecerem de cancro do que pessoas que não têm estes comportamentos.

Os investigadores acreditam que o consumo de bebidas excessivamente quentes danifica o revestimento da garganta, tornando as pessoas que as ingerem mais vulneráveis ao desenvolvimento da doença.

O investigador principal do estudo, o oncologista chinês Jun Lv, da National Natural Foundation, disse: “estes resultados sugerem que para prevenir o desenvolvimento do cancro no esófago é fundamental abdicar de bebidas muito quentes, especialmente se as as pessoas já são fumadoras ou se bebem álcool regularmente”.

Os indivíduos que integraram o estudo informaram os cientistas, numa fase inicial, se gostavam beber o chá ou o café “morno”, “quente” ou “a escaldar”.

De acordo com a International Agency for Research on Cancer as “bebidas escaldantes” incluem líquidos com temperaturas superiores a 65 °C.

Em média nos países ocidentais morrem 9 mil pessoas por ano vítimas de cancro do esófago. “O cancro do esófago é uma doença devastadora cuja incidência vem crescendo, no mundo ocidental, sem melhoria significativa nos últimos 30 anos das taxas de sobrevivência”, refere o clínico Jun Lv. Este facto deve-se, essencialmente, ao diagnóstico tardio pois, infelizmente, quando os doentes desenvolvem sintomas o tumor já se encontra disseminado e é fatal. 

Já em 2016 foi desenvolvido um estudo semelhante pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que na altura declarou que o consumo de bebidas muito quentes é uma "causa provável" do cancro do esófago, veja aqui.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas