Depois de ler este artigo, repare qual a patinha usada pelo seu gato para arranhar a porta quando quer entrar ou para derrubar um objeto que esteja em cima de qualquer superfície. Se for fêmea, a pata mais usada será a direita, se for macho, será a esquerda a pata dominante. Esta foi a conclusão de um estudo publicado pelo Animal Behaviour, que não ficou por aqui.
Esta dominância por um lado do corpo é chamada de Lateralidade e observa-se não só em felinos como noutras espécies como roedores ou baleias. Mas foquemo-nos nos gatos: os investigadores analisaram 44 gatos (24 machos e 20 fêmeas) com atenção para a pata que era utilizada como dominante.
A pata usada na frente para descer as escadas ou subir para cima de algo e o lado sobre o qual os gatos se deitam foram alguns dos aspetos espontâneos observados. Para uma observação mais direta, foi dado aos gatos da amostra uma estrutura com três buracos e comida lá dentro. Para comer, o gato teria de ir lá com a pata e também aí se verificou uma dominância por um dos lado, conforme o sexo do animal – lado direito para as gatas e lado esquerdo para os gatos: tal apenas não foi verificado no lado escolhido para dormir.
Ainda que os investigadores apontem a diferente arquitetura hormonal dos machos e fêmeas como principal razão para o observado. Contudo, a preferência por uma das patas pode também estar relacionada com a personalidade do animal, como o grupo de investigação tem vindo a tentar comprovar.
O objetivo, será ajudar os donos a perceber (para evitar) quão vulnerável o seu animal é a situações de stress.