É por isso que sente fome depois do almoço
A informação de que comeu o suficiente demora cerca de 20 minutos a chegar ao cérebro, mas o problema de que falamos prende-se com outros problemas que nos leva a voltar à cozinha uma hora depois de ter comido.
© iStock
Lifestyle Almoço
Fast food ou refeição saudável, o sentir fome pouco tempo depois de ter comido chega em várias situações e não só em casos em que não gostou daquilo que comeu e por isso a ‘fome’ que sente é psicológica.
Explica o Food Matters que este é um aspeto bastante comum e que normalmente se deve a uma das quatro razões que o site apresenta.
1. Não comeu o suficiente
Tal acontece principalmente com quem procura melhorar a sua alimentação e acredita que comer saudável é o mesmo que comer menos ou alimentar-se apenas à base de uma salada simples.
Depois do almoço ainda temos grande parte do dia por enfrentar e por isso o nosso corpo precisa de uma refeição completa. Com uma salada de tomate, alface e milho, não vai certamente conseguir energia até ao fim do dia, nem sentir-se saciado durante a tarde.
2. Não comeu proteína nem gordura suficientes
Uma refeição deve conter proteína e gordura saturada. Se, em vez disso, o seu almoço se basear em hidratos de carbono e açúcar, vai sentir um pico de energia que rapidamente vai passar e dar lugar a cansaço e fome, já que o corpo digere mais lentamente a proteína e gordura (da boa, é claro) - os compostos que nos deixam saciados por mais tempo.
3. Estava distraído durante a refeição
...principalmente se comeu à secretária. Insistimos em fazer várias tarefas ao mesmo tempo, o que nos leva a não ouvir o nosso corpo. Este é um aspeto negativo que devemos fazer por negar ao dedicar um intervalo para apreciar a refeição.
4. Comeu demasiado depressa
No seguimento da ideia anterior, tem de dar tempo ao corpo para deixar chegar a mensagem de que está cheio. Vai aproveitar muito mais a refeição além de que, se sentir fome dali a pouco tempo, vai acabar por perder mais tempo à procura de um snack que engane a fome.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com