Hotel inspirado em nave espacial será construído no Ártico
O hotel inédito chamar-se-à Svart. O edifício será construído em Svartisen, numa planície entre dois fiordes.
© DR
Lifestyle Noruega
O primeiro hotel no Ártico, em forma de anel e com uma vista panorâmica de 360 graus para as paisagens geladas da Noruega, produzirá a sua própria energia.
O hotel inédito chamar-se-à Svart. O edifício será construído em Svartisen, numa planície entre dois fiordes. Será o primeiro hotel do mundo a cumprir com os padrões de eficiência energética, informa no seu próprio website.
O Svart será construído parcialmente sobre terra e parcialmente sobre colunas apoiadas no fundo do fiorde, oferecendo uma sensação "quase transparente". O que constitui um ponto de venda único, visto que está localizado na zona do 'sol da meia-noite'. O hotel, com 15 mil metros quadrados, será inaugurado em 2021. O acesso será feito unicamente de barco.
Sirkulærhotelløkonomi: Snøhetta miljøvennlige luksushotell ved #Svartisen #Svart #arkitektur https://t.co/n62NebNOLD pic.twitter.com/hi9oER2GJk
— Bjørn Eckblad (@bjorneckblad) 10 de fevereiro de 2018
O primeiro hotel de "energia positiva" consumirá 85 por cento menos energia, comparativamente a outros hotéis existentes. De acordo com a página online da infraestrutura, a energia solar será suficiente tanto para a construção do prédio como para as suas futuras operações.
Svart foi projetado pela empresa arquitetónica norueguesa Snohetta, em parceria com a agência de turismo Artic Adventure da Noruega. É um dos cinco hotéis "autossuficientes em energia" que serão construídos na Noruega e o primeiro situado na região ártica.
The UFO hotel that'll leave you starry-eyed! Stunning renderings emerge of spaceship-style lodge that's set to open beneath a glacier in the Arctic CircleHotel Svart will sit in a breathtaking location at the foot of #Svartisen - #Norway's second largest glacier pic.twitter.com/mLiajkbCC2
— Hans Solo (@thandojo) 1 de março de 2018
"Construir neste ambiente singular e rico, obriga a alguns cuidados relativamente à preservação da beleza natural da fauna e flora da região. Foi importante projetar um edifício sustentável que minimizasse a intervenção nesta bela natureza do Norte", disse Kjetil Traedal Thorsen, da Snohetta, num comunicado à imprensa.
Embora o formato circular, ultramoderno do hotel, ofereça uma vista panorâmica do fiorde, os arquitetos admitiram que a forma é inspirada nas tradições locais de construções costeiras usadas na edificação de cabanas de pescadores e estruturas para secar o peixe - privilegiando sempre as soluções "verdes".
A construção e decoração dos quartos, restaurantes e terraços será feita com o intuito de aproveitar ao máximo a energia solar. O telhado do hotel será coberto por painéis solares produzidos localmente. Uma grande parte do edifício será feita com madeira, que produz emissões de gazes de efeito estufa mais reduzidas e menos prejudiciais do que o aço e o betão.
Svartisen ("gelo preto") é um termo coletivo para as duas maiores geleiras localizadas no norte da Noruega e que fazem parte do parque natural do mesmo nome. Com informações do Sputnik News.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com