Há um novo composto que consegue reverter o processo de envelhecimento

O novo estudo publicado no periódico Cell, revela que foi descoberta uma molécula capaz de estimular a circulação sanguínea em roedores de idade mais avançada.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
23/03/2018 22:00 ‧ 23/03/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Ciência

Um fluxo sanguíneo fraco é um dos principais fatores que propicia o envelhecimento do organismo, já que priva os tecidos e os órgãos, incluindo o cérebro, de receberem oxigénio e os nutrientes essenciais ao seu funcionamento.

“À medida que a circulação sanguínea começa a ser menos potente, começam a aparecer em maior quantidade as ‘típicas’ doenças associadas ao envelhecimento”, explica o coordenador do estudo David Sinclair, professor catedrático na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. “Quando órgãos como o cérebro e os músculos em geral perdem a chamada capacidade 'ótima' de perfusão sanguínea, deixam de funcionar efetivamente”.

No estudo, Sinclair, juntamente como uma equipa de cientistas, descobriu uma forma de restaurar o fluxo sanguíneo dos roedores idosos. Administrando-lhes uma molécula de nome nicotinamida ‘ mononucleotide’ (NMN), que é por sua vez manipulada num outro composto, que promove a formação de pequenos vasos sanguíneos nas células que viajam até aos músculos e até aos outros órgãos.

Os ratos que receberam o composto de NMN aumentaram, em cerca de 60 por cento, a sua performance de corrida na passadeira, comparativamente aos outros roedores que não receberam aquela molécula, e até relativamente aos ratos mais novos que não tomaram a substância.

Entretanto, os testes em seres humanos já estão a decorrer, num pequeno ensaio clínico realizado no Brigham and Women’s Hospital, em Boston – Sinclair espera obter em breve resultados conclusivos do efeito do NMN no homem.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas