Os valores nutricionais e medicinais da beterraba fazem deste um essencial a garantir na alimentação de quem segue um estilo de vida saudável.
Contudo, o seu sabor forte, que muitos associam a terra, faz com que seja um alimento deixado de lado por muitos. Contudo, para uma versão saudável (e vegan) de ‘arroz de cabidela’ ou para uma sopa de um tom de rosa bem vivo, este é um ingrediente certo.
Além disso, as suas vantagens são imensas pelo que vale a pena apostar nesta hortaliça, mesmo que tenha de procurar um pouco por receitas que são bastante diversas desde sopas a pão ou bolos.
Ao comer beterraba, está a estimular o decréscimo da sua pressão arterial. Tal deve-se aos nitratos lá presentes, que são convertidos em óxido nítrico quando ingeridos onde ganham a função de dilatar os vasos sanguíneos, melhorando a pressão arterial.
Também está a melhorar a sua energia, ao promover um maior aporte de oxigénio aos músculos e cérebro, e a garantir um bom funcionamento intestinal, graça à presença de fibra.
A nível nutricional, a beterraba é ainda rica em antioxidantes (é o que lhes dá aquele tom vivo), que são responsáveis pela proteção de radicais – agentes que propiciam o envelhecimento.