Filhos mais novos são os preferidos dos pais (o debate acabou)
A 'velha' questão que é alvo de polémica há gerações foi finalmente respondida.
© iStock
Lifestyle Rivalidade
É o filho do meio e sempre suspeitou que os seus pais preferiam o seu irmão mais velho ou a sua irmã mais nova? Bem, a primeira hipótese está provavelmente incorreta (pelo menos de acordo com este estudo), agora acerca da segunda conjetura já não podemos dizer o mesmo...
É verdade, parece que as suas piores suspeitas foram de facto confirmadas: dois inquéritos realizados no Reino Unido, revelaram que os pais tendem a favorecer o filho mais novo.
O portal de recursos parentais Mumsnet conduziu um questionário que teve como foco 1,185 dos seus utilizadores, enquanto que o portal Gransnet, dedicado aos avós, realizou um levantamento entre os seus 1,111 internautas que tinham pelo menos um neto.
As conclusões. Mais de um quarto dos utilizadores da Mumsnet admitiu ter um filho favorito, enquanto que 42% dos cibernautas que usam o Gransnet confessaram ter preferência por um neto específico.
Mais de metade dos pais que confessou ter um filho preferido, revelou tratar-se do rebento mais jovem. Aliás, 61% disse que achava que os outros irmãos eram “mais exigentes e traiçoeiros”.
Por outro lado, apenas 26% dos pais afirmou que o seu filho predileto era o mais velho.
Dos progenitores que confessaram ter de facto um rebento preferido, 41% contou que isso acontecia porque ele os lembrava deles próprios, enquanto que mais de metade disse que o fazia rir mais do que os outros filhos.
No entanto, há que mencionar que mais de metade dos utilizadores de ambos os portais é da opinião que ter um filho preferido é “horrível” - mais de três quartos dos pais comentou que ter essa preferência e revelá-la pode ter um efeito absolutamente danoso nos restantes irmãos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com